sexta-feira, 15 de abril de 2011

PÍLULA DA DECLARAÇÃO - Número 4

"Pequena Abelha", de Chris Cleave
Recentemente tive um fim de semana tão abaixo da superfície quanto relativo. Quero dizer contido ou me fiz entendido? Foram dias de sol com poucas nuvens. É como estar na singular casa de Tam. A começar por ela, com gestual largo, reações em alto grau, defesas expansivas e um jeito tão afável de olhar que dá vontade de amanhecer. Sinto isso quando ela me vê. Ou quando observa Luc ou Lilo. Tam é uma conversa inteira, com todas as suas partes, toques, braços e ombros de cada um de nós. Faz movimentos de mãos e dedos que só pertencem a ela. É como uma cena de cinema que tento lembrar, enquanto que, de súbito, ela some sem avisar, só pra ter o prazer de, no meio de tudo ou nada, simplesmente tomar um banho. Talvez seja um arranjo encantador de "relativizar" a vida. Relativizar, para Tam, é a maneira que ela encontra de sempre ver os dois lados. Acredita que até as verdades ditas, ou reeditadas, ou ainda meias verdades, dependem de certas condições. Nada é tão absoluto assim. Vejamos: Sócrates, Platão, Aristóteles e Kant ou a Playboy com Fernanda Young? Lady GaGa ou Beyoncé, quem é mais drag queen? Depilação com cera quente para meninas ou para meninos? Oiapoque ou Chuí? Cão chinês de língua azul ou labrador cor da noite? Cigarro, vodka ou sushi? Baixada Fluminense na Rede TV ou clipes cerebrais do Lab MTV? Tam bem pode ser desordem, confusão, vozeria, como pode decidir bem deitar e dormir. "Disseram-lhe então os seus discípulos: 'Senhor, se ela dorme, curar-se-á'". Lembro vagamente de outras garotas, as do Lid & Cris. Uma coleciona amantes ocasionais, outra não consegue andar de salto, a terceira é psicóloga de salão e uma última vive sob efeito de morfina. Nenhuma delas parecia Tam. Esta última é como uma imaginação sem fundamento, uma ideia vã, incoerente, mas à qual o espírito se entrega completamente. Um sonho, portanto. Luz do sol às seis da manhã em elementos combinados. O Shangri-la de James Hilton com seu horizonte perdido de montanhas do Himalaia. Sede de panoramas maravilhosos e onde o tempo para num ambiente de felicidade, de convivência harmoniosa entre pessoas de diversas procedências. Tam bem pode ser yoga ou dança do ventre. Fruta ou carne. Uma cordilheira, uma pequena abelha ou tão somente a Serra do Marçal. Caminhar ao seu lado é como estar numa trilha campal, num riachinho ou num mar de ondas altas. Bem que dizem que o Shangri-la também pode ser, para uns, lugar assustador e opressivo, de onde se resolve fugir. Mas Tam é uma canção. Talvez "Growing Pains", de La Roux. "Meu coração derrete feito plástico" por você. E os dias desse fim de semana seguiram ensolarados, à beira da piscina, com picolé de tâmara tangerina e seu testemunho final. Nem bem nem mal, nem superior ou inferior, apenas agridoce. Dias de duração indefinida, de transformação. Para Tam, a riqueza do dia está em sua imensidão. Seu verdadeiro olhar assim é minha declaração, é parte de mim. Tam sou eu, ou você. Tam bem pode ser.

Marco Antonio J. Melo

13 comentários:

  1. gente! rashei!! acho q essa é a melhor pilula. não pq é inteira dessa tal de tam q eu não gosto nem um pouco [hehehe], mas pq ela é a + pura verdade! ela é inspiradora mesmo; eu nunca canso de repetir como foi que a vi pela primeira vez, como ela estava, qual a circunstância... a primeira conversa foi sobre hip hop - sugeri duas cantoras a ela e senti que ela meio que fez "nemli"... me irritei? duuuh, ariano tortíssimo sem a atenção que deseja - mas quem disse que isso me broxou?! tam continuava me excitando justamente porque ela é muito mais do que se pode OLHAR, basta que queiramos VER. como você corretamente disse, "tam bem pode ser".

    ResponderExcluir
  2. É... comprovadamente ando inspirando por aí... quanta relatividade... quanto viés se pode perceber alguém... Isso só faz com que perceba o quanto meu feeling é certo já que não sou, sem pessoas tão tão tão do lado... quem me inspira e me faz assim são vcs...
    Como é bom ler palavras e frases de quem as sabe muito bem... escrever é uma arte e escrever sobre o sensível então... nem se fale...
    A felicidade me toma quando percebo o quanto a gente se marca.. seja em momentos ímpares, seja no colchão vendo a "baixada fluminense"...
    adoro demais thanx!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, tudo bem?
    Legal isso né? Ter pessoas assim conosco, que nos iluminem, que nos inspirem, até que nos dêem um "tapa na cara" quando preciso, mas que seja quem realmente é e mais importante é que seja feliz e proporcione momentos felizes, talvez tensos, mas que de um modo ou de outro, possa nos acrescentar algo ou nos fazer gargalhar de algum momento incomum, rsrsrs.
    Minha válvula de escape é meu blog, meus quadros, meus desenhos, meus doces, (sim, adoro cozinhar, sempre faço algum doce ou biscoito, daí aproveito e fico colocando meus pensamentos em ordem, rsrsrs)
    Sempre que preciso liberar meus sentimentos, minhas tensões, recorro sempre a algo citado acima. Coloco meus sentimentos, minhas emoções, conflitos interiores, medos. Acho interessante termos algo para ser nossa válvula de escape.
    E por nada, espero poder separar a próxima, aí lhe aviso.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. É devo concordar com Lucas... Acho q é a melhor pílula
    E como sempre amei...
    Será q essa lilo citada sou eu???
    Se for... Obrigada por me citar...
    Sinto-me lisonjeada... E sinceramente muitas vezes tbm vejo o tudo,a vida, a semana, os acasos ... De vez em quando assim... E às vezes parece uma coisa estranha como um sonho... Ou com uma realidade q a gente queria q fosse sempre, mas q não é pq monotonia nem sempre é o q a gente quer, mas tbm esses destaques tbm não ou sim... Ou sei lá...
    Podemos ver isso como a diferença q faz cada dia ser realmente diferente ou igual...

    beijos
    Lillo

    ResponderExcluir
  5. Linda a forma como descreveu essa Tam...
    Fiquei curiosa! rs
    Lindo texto!

    ResponderExcluir
  6. É interessante, porque de subito se tem uma identificação. A forma como os trocadilhos se encaixam, a semelhança de alguém que vc conhece ou conheceu aparecendo nas palavras, tomando forma com essa Tam, a felicidade por ter alguém assim que faz parte da sua vida, o modo como se observa a vida pode ser estranho e ao mesmo tempo tão comum, simples. Parabéns, gostei muito!

    ResponderExcluir
  7. Que bom acordar e ter o prazer de ler mais uma de suas maravilhosas pílulas, caro amigo...e essa em especial...simplesmente demais!! Fala de Tamtam de uma forma tão ela, tão você...um pouquinho de todos nós...de uma forma tão sensível, tão inspiradora!!! É isso...quando compartilhei Simone de Beauvoir era por isso...pela forma de viver...de relativizar as coisas...pela forma que amamos...pela vida que vivemos...pelos questionamentos que fazemos....pela liberdade que prezamos....pela procura incessante pelo horizonte perdido, o qual em alguns dias, confesso: o encontramos, já em outros, esperamos encontrar ou até mesmo nem procuramos...pois como diria umas das lindas músicas da trilha...˝Many miles from yesterday, before you reach tomorrow, where the time is always just today, there's a Lost Horizon”.
    É isso...Tamtam, é realmente muito especial para todos nós...nossos encontros são sempre lindos, intensos, cheios de “provocação”. Parabéns sempre por suas pílulas tão lindas e sensíveis a tantas coisas...beijos em seu coração!!

    ResponderExcluir
  8. tô no começo e não me contive..incrííííííííííííííííííííível! uauauauauaua
    saia dessa roça conquistense logo!
    mentira!!! conquista foi a pérola no caminho. conquista linda, amo, amo, amo...mas não é pra morar a vida toda!

    ResponderExcluir
  9. TAM é TANta gente que não dá conta, quantas reconheci, quantas repugnei, quantos somos, quanta serei. Seu texto nos encontra e por isso é tão crível do incrível. Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  10. anhh...reconheço... tô reconhecendo o protagonista dessa estória... tão bem definida por suas palavras que deu ainda mais vontade de estar próximo nos precisos momentos em que vc à decifrou e percebeu, assim, desse modo que faz parecer que existe uma espécie de Tam presa dentro de cada um de nós... mas essa daí é livre, liberta, as vezes libertina... mas sempre linda

    ResponderExcluir
  11. TAMTAM, é excelente TAM bem.
    Tam é Tamandaré.
    Tam é Adão e Eva dialogando com a serpente no Paraíso, num autêntico serpentar de sedução, inocência e culpabilidade. Tam é a natureza ora dominada ora dominadora. Tam é Yin e Yang. É vero, Tam, bem pode ser todos nós, corpo e alma, imanentes e transcendentes, mortais e eternos, loucos e lúcidos.
    Tam é a ataraxia dos filósofos gregos, é a Messalina dos romanos e nossa de cada dia. Tam é Camões, João Pessoa, Oscar Wilde, Nietzsche, Machado de Assis e os “olhos de ressaca”, é nossa Capitu...
    Tam é brincar com a língua, a linguagem e a metalinguagem.
    Tam é A PÍPULA DA DECLARAÇÃO.

    ResponderExcluir
  12. "Me deu vontade de amanhecer"... O bem dizer de uma crônica é o entendimento que se tem de expressões tão carregadas de sentido como esta.E eu que já me deixei anoitecer várias vezes. Muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Fic impressionada com sua sensibilidade em perceber cada um.
    Beijos.

    ResponderExcluir